Vai Passar

12

Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está ai, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada "impulso vital". Pois esse impulso às vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te supreenderás pensando algo como "estou contente outra vez". Ou simplesmente "continuo", porque já não temos mais idade para, dramaticamente, usarmos palavras grandiloqüentes como "sempre" ou "nunca". Ninguém sabe como, mas aos poucos fomos aprendendo sobre a continuidade da vida, das pessoas e das coisas. Já não tentamos o suicidio nem cometemos gestos tresloucados. Alguns, sim - nós, não. Contidamente, continuamos. E substituimos expressões fatais como "não resistirei" por outras mais mansas, como "sei que vai passar". Esse o nosso jeito de continuar, o mais eficiente e também o mais cômodo, porque não implica em decisões, apenas em paciência.
Claro que no começo não terás sono ou dormirás demais. Fumarás muito, também, e talvez até mesmo te permitas tomar alguns desses comprimidos para disfarçar a dor. Claro que no começo, pouco depois de acordar, olhando à tua volta a paisagem de todo dia, sentirás atravessada não sabes se na garganta ou no peito ou na mente - e não importa - essa coisa que chamarás com cuidado, de "uma ausência". E haverá momentos em que esse osso duro se transformará numa espécie de coroa de arame farpado sobre tua cabeça, em garras, ratoeira e tenazes no teu coração. Atravessarás o dia fazendo coisas como tirar a poeira de livros antigos e velhos discos, como se não houvesse nada mais importante a fazer. E caminharás devagar pela casa, molhando as plantas e abrindo janelas para que sopre esse vento que deve levar embora memórias e cansaços.
Contarás nos dedos os dias que faltam para que termine o ano, não são muitos, pensarás com alívio. E morbidamente talvez enumeres todas as vezes que a loucura, a morte, a fome, a doença, a violência e o desespero roçaram teus ombros e os de teus amigos. Serão tantas que desistirás de contar. Então fingirás - aplicadamente, fingirás acreditar que no próximo ano tudo será diferente, que as coisas sempre se renovam. Embora saibas que há perdas realmente irreparáveis e que um braço amputado jamais se reconstituirá sozinho. Achando graça, pensarás com inveja na largatixa, regenerando sua própria cauda cortada. Mas no espelho cru, os teus olhos já não acham graça.
Tão longe ficou o tempo, esse, e pensarás, no tempo, naquele, e sentirás uma vontade absurda de tomar atitudes como voltar para a casa de teus avós ou teus pais ou tomar um trem para um lugar desconhecido ou telefonar para um número qualquer (e contar, contar, contar) ou escrever uma carta tão desesperada que alguém se compadeça de ti e corra a te socorrer com chás e bolos, ajeitando as cobertas à tua volta e limpando o suor frio de tua testa.
Já não é tempo de desesperos. Refreias quase seguro as vontades impossíveis. Depois repetes, muitas vezes, como quem masca, ruminas uma frase escrita faz algum tempo. Qualquer coisa assim:
- ... mastiga a ameixa frouxa. Mastiga , mastiga, mastiga: inventa o gosto insípido na boca seca ...

Ler mais »

12 comentários:

  1. Unknown says:

    Adorei a sensibilidade do texto!

  1. Hoje este testo deu um pouco de esperança para o meu dia. Lindas palavras.

  1. Adorei seu texto. Curiosa que sou vim fuçar seu blog, meus PARABÉNS!

  1. Adria says:

    Gostei tanto do texto que ate ressucitei meu blog colocando esse texto la tambem..adorei mesmo...

    http://alucinacoesconscientes.blogspot.com

  1. Unknown says:

    Ai como eu amo esse texto... Seria uma redundância dizer o quanto ele é belo ou o quanto o Caio escreve divinamente bem...

    Voltarei diversas vezes por aqui!!!

    :D

  1. Anónimo says:

    Fazia algum tempo em que eu procurava um escritor que me agradasse, que fizesse com que as palavras fossem ditas como se estivessem saindo da minha boca.. e eu encontrei exatamente isso no Caio Fernando Abreu.

  1. Anónimo says:

    Que texto perfeito! E todo mundo já se sentiu assim!

  1. hikari. says:

    Pode parecer até exagero ou loucura, mas eu estava realmente mal e abri o blog sem querer. Li por curiosidade mesmo o título, e me interessei. Me sinto muito melhor, mesmo. Agradecimentos =]

  1. Risalva says:

    um dos melhores...

  1. lilianrib says:

    Um dia Caio escreveu "Ah, passa devagar a tua mão na minha cabeça,
    toca meu coração com teus dedos frios, eu tive tanto amor um dia...", e hoje eu lendo Caio penso, ah, me veste devagar com tuas palavras, toca de leve e suavemente meu coração dolorido, eu tive tanto amor um dia..., obrigada por quem teve a idéia maravilhosa de fazer esse blog.

  1. Paloma Paiva says:

    Belíssimo texto!!! Esse cara não existe...

  1. lindo demais. forma impressionante de envolver o leitor com coisas do cotidiano, fazendo-o viajar em pensamentos. lindo demais.